5 ideias de atividades para estimular a criatividade das crianças nas férias

Férias são sempre desafiadoras para os pais entreterem os filhos. Reuni 5 ideias de atividades para fazer com as crianças para estimular sua criatividade!

Minha filha está com dois anos e meio e é uma fonte praticamente inesgotável de energia e curiosidade. As férias de meio de ano chegaram e eu, como boa mãe empreendedora, tive pouco tempo para pensar em atividades para fazer com ela.

Então recorri ao Pinterest para ter ideias do que fazer com ela durante as férias. Mas eu não queria atividades “vazias”, só para matar o tempo de forma artificial e dar uma canseira nela.

Assim, busquei atividades significativas e que pudessem estimular a criatividade dela. Encontrei algumas ideias muito legais que pretendo fazer com ela (depois conto para vocês como foi!)

Por que estimular a criatividade das crianças

5-ideias-de-atividades-para-estimular-a-criatividade-das-criancas-nas-ferias
Sofia criando pinturas rupestres <3

Já sabemos que a criatividade é uma característica importantíssima. Ela é cada vez mais valorizada socialmente, mas também para sermos mais felizes (como expliquei nesse post).

As crianças são naturalmente criativas. Isso porque até uns 8 ou 9 anos de idade elas ainda não diferenciam muito bem o que é fantasia do que é realidade.

Portanto, a imaginação é a melhor ferramenta que elas têm para entender o mundo em que vivem. As ajuda a processar aprendizagens e sentimentos e se conectar consigo mesmas, umas com as outras, com os adultos e com o mundo!

Envolvê-las em atividades que ajudem a estimular a criatividade é maravilhoso para esse propósito! E podemos aproveitar para treinar nossa própria criatividade enquanto brincamos com elas.

As atividades que eu selecionei são mais adequadas para estimular a criatividade das crianças em torno dos 2 a 3 anos de idade. Mas eu criei uma pasta no meu Pinterest com as fontes dessas ideias, que mostram também atividades adequadas para outras faixas etárias.

As 5 atividades que eu escolhi para fazer com minha filha nessas férias

Usar utensílios de cozinha para carimbar massinha

Minha filha ama massinha e adora brincar com as colheres. Achei legal a ideia de misturar funções. Um espremedor de alho pode ser usado pra fazer macarrão de massinha, por exemplo – e com isso estimular a criatividade.

Além do mais, é super simples e barato – dá pra fazer até a massinha em casa!

Peguei essa ideia no site Tempo Juntos.

Passeio ao ar livre com colagem

Essa ideia eu inventei a partir de duas outras, uma que vi no site Tempo Livre (o bracelete de super-herói), e outra que li no blog Só Melhora (em especial o item sobre quebrar a rotina).

A ideia é ir a um passeio ao ar livre e coletar coisas da natureza que possam ser usadas em uma linda colagem! Folhas, flores, pedrinhas, terra… Depois ir para casa e usar cola escolar para deixá-la criar seu próprio cenário natural.

Assim, saímos da rotina, experimentamos, aprendemos com a natureza e ainda fazemos arte! Como eu amo estar no meio do mato, tenho a impressão que essa vai ser uma das atividades que mais vou gostar de fazer com ela!

Fazer um cantinho das artes

Eu estou super feliz por ter pensado neste post, porque acabei conhecendo sites muito legais e o principal dele foi esse Tempo Juntos

Também é de lá esta ideia. Tenho um banquinho em casa que posso usar como bancada para colocar alguns materiais. Depois deixá-la livre para criar utilizando o que ela quiser!

Uma coisa que sabemos na psicologia é que uma das coisas mais inspiradoras para uma criança é simplesmente o livre brincar! Com um pouco de estímulo, materiais que ela não costuma usar, já é um belo combustível para viajar pela imaginação!

Montar um brinquedo com sucata

Material reciclável nunca falta aqui em casa…

Então eu vi essa ideia do site Sou Mãe.org e lembrei da época em que eu fazia estágio em uma creche pública e precisava bolar materiais para estimular o desenvolvimento das crianças com sucata…

Por que não deixar minha própria criatividade rolar a partir de um punhado de reciclagens, cola, tinta… E montar um carrinho, um castelo, um tambor com o que iria para a reciclagem?

No site em que peguei esta foto dá pra ter várias ideias de brinquedos com sucata!
Fazer um boneco de bexiga personalizado

Essa ideia de atividade eu tive lendo esse post do blog Só Melhora.

Encher uma ou mais bexigas com areia e deixar umas coisinhas “no jeito” para enfeitar. Pensei em olhinhos de plástico, canetinha, algodão, linha ou lã…

Assim, podemos montar juntas diferentes personagens, com feições e características diferentes. Ela pode usar em suas brincadeiras de faz-de-conta depois.

Gostaram das ideias? Eu vou testar todas elas e contar para vocês como foi num próximo post!