Diferente é bom! Entenda o que é inovar e por que isso é importante para empreender

Muito se fala que é importante ser diferente para empreender. Mas o que é inovar e por que isso é importante para o seu empreendimento?

Quando eu decidi trabalhar com criatividade eu já tinha esse encanto pela diversidade humana. Cada pessoa uma história única, características peculiares que a tornava interessante.

Então, eu decidi empreender no meio digital e comecei a ter ainda mais contato com a importância do tal do diferencial para ter sucesso. A questão é complexa e envolve muitos fatores.

Mas vou tentar explicar um pouco sobre o que é inovar e por que isso é importante a ponto de todos que empreendem falarem sobre isso quase o tempo todo.

Inovação e diferencial

Se formos no dicionário vamos encontrar as seguintes definições para essas duas palavrinhas tão comuns no linguajar dos empreendedores:

Diferencial

relativo ao que estabelece ou indica diferença

Dicionário Google

Inovação

aquilo que é novo, coisa nova, novidade

Inovar

fazer algo como não era feito antes

Dicionário Google

Lendo assim parece simples, mas na prática… Bem, na prática a gente está falando sobre ser criativa para mostrar que você e seu empreendimento não são mais do mesmo, iguais à concorrência.

Ao mesmo tempo, estamos falando de ser criativa a ponto de conseguir observar as tendências do mercado, compreender as necessidades do seu público, juntar o melhor do seu estudo e experiência…

E inventar um novo produto, serviço ou experiência, que seja original e ao mesmo tempo resolva o problema do cliente!

Diferente é bom! Entenda o que é inovar e por que isso é importante para empreender - Geração de Valor
Fonte da imagem: Geração de Valor

Aqui no blog tem alguns exemplos de empreendimentos maternos que foram inovadores. Ler as histórias deles pode ajudar você a entender melhor como isso funciona.

Por que devemos nos esforçar para isso?

Vamos então falar sobre por que é importante fazer isso no seu empreendimento. Acontece que vivemos num mundo cada vez mais competitivo e com cada vez mais facilidade de empreender. Vou dar um exemplo.

Imagine você como consumidora. Você precisa de um determinado produto. Encontra na internet pelo menos 20 pessoas que produzem o que você precisa, em uma busca rápida.

18 dessas marcas exibem mais ou menos o mesmo tipo de anúncio. O produto é similar. O preço também. 2 delas parecem saltar aos seus olhos. Uma porque usa uma linguagem diferente nos anúncios.

Diferente é bom! Entenda o que é inovar e por que isso é importante para empreender

Outra porque você percebe que há uma preocupação para além do produto em si, com a sua experiência, como você vai se sentir, consumindo esse produto.

Dessas 2, uma delas parece ter desenvolvido um produto que, além de resolver seu problema, o faz de uma forma diferente, aparentemente mais interessante, rápida ou eficiente do que os demais produtos.

De qual dessas marcas você provavelmente compraria?

Ser diferente é suficiente?

Eu acho que você vai querer saber mais sobre como ser inovadora em seu empreendimento, não é? Vou ter que deixar esse assunto para um próximo post.

Mas eu ainda quero te falar que, embora ter diferencial, saber o que é inovação e entender a importância disso para o seu empreendimento, isso não será garantia de sucesso!

A verdade é que não tem fórmula mágica para isso, tem que analisar todos os fatores e o diferencial e a inovação são apenas duas das muitas variáveis que influenciam o futuro da sua marca.

Diferente é bom! Entenda o que é inovar e por que isso é importante para empreender - frases de Facebook
Fonte da imagem.
Você é o autor? Me avisa que coloco seu nome aqui!

Porém, em um mundo em que o virtual está cada vez mais acessível e há muita concorrência, se você não tiver essas duas características, é bem provável que mesmo fazendo todo o resto você não se destaque.

Assim, posso te dizer que ser diferente e inovadora não é suficiente. Mas é essencial se você quer ser reconhecida pelo que você faz. Por quem você é. E de quebra conquistar seus clientes.

Sugestões de leitura

Se você se interessa por esse tema, sugiro que você leia este post da SBCoaching e também sobre a Maternar Mais Leve e o Grupo M.Ã.E.

Em breve eu vou contar outras experiências de empreendimentos maternos inovadores e inspiradores aqui no blog, fique de olho! =)