Funciona! O Inktober pode te tornar mais criativa!

Em outubro muitas artistas participam de um desafio online. Entenda o que é e por que a #inktober pode te tornar mais criativa.

Nos idos de 2019, no Twitter, começou a se disseminar a #inktober. A iniciativa foi de Jake Parker, com o intuito de incentivar artistas do mundo todo a produzirem, a partir do seguinte desafio:

Criar, fotografar ou escanear e postar em suas redes sociais um desenho ou pintura por dia ao longo do mês de outubro.

O evento foi ganhando força e público, e se espalhou para outras redes, em especial o Instagram. É por lá que eu também vou participar do desafio este ano.

Jake Parker, criador da #inktober.
Fonte: Wikipedia.

Então vou explicar por que vou participar do desafio este ano e, para além disso, trazer novos desafios para quem quiser amplificar o efeito da #inktober em sua criatividade.

O motivo da #inktober ajudar a ser mais criativa é simples: participar do desafio nos obriga, por compromisso social e pessoal, a treinar um pouquinho por dia.

Isso é o que mostra um levantamento de várias pesquisas feito pela Tatiana C. Nakano: ao verificar diversos programas de incentivo à criatividade, ela percebeu que todos tinham como resultado ganhos significativos para quem participou dele.

Citação Tatiana Nakano - Criativa Mãe

O que esses programas tinham em comum? TREINO.

Por que participar do Inktober potencializa sua criatividade?

Como toda habilidade humana, a criatividade também pode ser treinada. Participar de um desafio em rede como este tende a ser eficiente porque:

  • Assumimos perante muitos olhos que vamos postar uma arte por dia. Não postar se torna algo desagradável, e por isso tentamos evitar, criando e postando;
  • Com os olhos dos outros sobre nós, também vêm os feedbacks: somos avaliadas, e quando essa avaliação é positiva (as curtidas e comentários incentivadores), nós tendemos a continuar fazendo;
  • Ao treinar um pouco por dia, nós educamos nossos cérebros que aquele momento é de criar, e isso nos torna cada vez mais ágeis e inspiradas.

Por isso eu acredito que, para além de permitir aprimorar a técnica, a #inktober também pode ser uma oportunidade para exercitar a minha originalidade.

É por isso que eu não apenas vou participar criando uma arte por dia, mas também estarei com vocês no #inktobercriativo, desafio que lancei pelo Insta para incentivar que todas aproveitemos a oportunidade para colocar nosso potencial criativo a todo vapor!

Assim, vamos garantir que de fato postar uma arte por dia com a #inktober vá te tornar mais criativa!

Para quem quiser acompanhar, colocarei diariamente minhas produções nos stories, e também as deixarei salvas em um destaque em meu perfil.

Estou sem ideias, e agora?

Eu vou dar várias dicas e orientações sobre isso ao longo de outubro no Instagram, mas uma que já posso adiantar é que no site oficial do Inktober já está disponível uma lista de palavras para inspirar

A ideia é que o conceito, estética ou contexto sugerido esteja presente em seu desenho ou pintura, mas seguir essa lista não é obrigatório – use mais como inspiração do que como guia.

Além disso, como eu já mencionei no Insta, você pode fazer sua própria chuva de ideias para usar uma por dia. Aqui tem um post que pode te ajudar com isso.

E aí, está pronta? Vamos juntas aproveitar o potencial que a #inktober tem para nos tornar mais criativa?

Referência