O que é e como desenvolver sua escrita criativa

Vejamos o que a psicologia diz sobre o que é e como desenvolver a escrita criativa, esta habilidade que pode elevar seu trabalho a outro nível!

Do que um poeta precisa
Para falar ao mundo inteiro
Dos versos perdidos na brisa
Do vidro do box do banheiro?
Daqueles versos que nascem
Apenas para nascer
Para ser os que arrefecem
Na instância de não ser
Letra, poesia que se lava
Nem verso, nem rima, nem nada
Apenas sabão indo embora
Tornando-se espuma e palavra

Banho, Gabi Mezza, meados de 1999.

Quando eu tinha dez anos de idade sonhava em ser escritora. A professora de português me chamava de “pequena escritora”. Participei de concursos de poesia na escola.

Eu não sabia muito sobre isso ainda, mas entre os versos, contos e crônicas e até uma fanfic inacabada baseada em Doctor Who muitos dos meus textos poderiam se classificar como escrita criativa.

Dia 12/10 é o Dia Nacional da Leitura. Obviamente, leitura não existe sem escrita. Então decidi escrever sobre isso para vocês.

O que é escrita criativa

Qualquer texto que não tenha caráter técnico ou meramente informativo pode se classificar como criativo. Metáforas, analogias, personagens ficcionais ou reais, situações romantizadas, poesia… Tudo isso cabe no conceito de escrita criativa.

escrita criativa - Criativa Mãe

Mas essa definição não é tão simples assim. Como a Vânia e o Juarez mencionam no início do seu artigo, como podemos saber se o texto aparentemente criativo do Joãozinho não foi apenas uma forma de fugir ao tema proposto para a redação? E se for, isso significa que o texto não foi criativo, ou apenas que a criatividade foi utilizada em um contexto inadequado?

Portanto, embora muita gente fale de escrita criativa hoje em dia, devido ao seu potencial de enriquecer a experiência de leitura, seja num romance, seja num post de Instagram, sua conceitualização envolve muitas variáveis e é complexa.

Vânia e Juarez mencionam que um outro cientista da criatividade na escrita (seu sobrenome é Giglio e ele escreveu sobre isso em 1996) considera que podemos saber se é um texto criativo quando ele mostra “liberdade de expressar o novo, seja ele manifestado por uma maneira pessoal de usar a língua ou pela apresentação de ideias originais, produzidas a partir da elaboração individual de experiências”.

Ainda, cientista também chama a atenção para o fato de que, como qualquer processo criativo, para chamar um texto de criativo precisamos saber mais sobre o seu processo de escrita do que sobre o texto em si.

Escrita Criativa para quem? - Criativa Mãe
Escrita criativa para quem?

Como afirma o jornalista Ronaldo Bressane em uma matéria da Revista Exame (ele também da aulas de escrita criativa), essa técnica pode servir aos interesses dos mais diversos profissionais:

“….advogados que buscam os cursos para fugir do jargão jurídico; engenheiros e contadores que querem ‘pensar fora da caixa’; cozinheiros que pretendem dar mais sabor à descrição de suas receitas; modelos que desejam contar com riqueza suas desventuras pelo mundo da moda; médicos e psicólogos que querem colocar no papel as experiências estranhas a que tiveram acesso.”

Ronaldo Bressane, artigo da Revista Exame.

Sendo assim, ela pode servir para qualquer pessoa que perceba que é possível melhorar a interação com seu público e divulgar o seu trabalho de forma mais interessante e eficiente.

Como desenvolver a escrita criativa

Como toda habilidade humana, escrever de forma criativa é algo que pode ser feito ou treinado de muitas maneiras diferentes.

Uma das formas de avançar na qualidade do texto criativo é tentar trocar os termos que costumamos usar por outros com sentido análogo ou similar.

Por exemplo, se eu escrever:

Hoje eu acordei com dor de cabeça porque peguei friagem durante a noite.

Não parece muito criativo, não é? Mas se eu transformar isso em:

Hoje ao despertar senti como se um marceneiro sádico, transportado até o meu quarto pela brisa gélida da madrugada, espremesse meu crânio com um sargento.

Percebe que o sentido do que eu escrevi foi exatamente o mesmo? Mas qual frase parece mais atraente e criativa? Certamente a segunda.

Outro exercício possível é alterar algumas palavras com o objetivo de mudar o tom emocional do texto.

Quando chove assim lá fora, as plantas ficam mais verdes e os pássaros cantam belas canções.

O que você sente ao ler essa frase? Serenidade, alegria, paz? E se eu trocar apenas 3 ou 4 palavras:

Quando chove assim lá fora, as plantas ficam mais escuras e os pássaros cantam belas e tristes canções.

E agora, o que você sentiu? Bem diferente, não é? E se eu fizer assim:

Quando chove assim lá fora, as plantas ficam mais debochadas e os pássaros cantam belas canções do Wando.

Você pode treinar isso todos os dias em seus textos, e há ainda muitas outras formas de desenvolver sua escrita criativa!

Oficina de Escrita Criativa - Save the Date - Criativa Mãe
Para avançar ainda mais!

Eu posso te ajudar a aprender outras técnicas, baseadas na psicologia comportamental, para aprender a escrever textos mais atraentes e criativos.

Dia 01/12 acontecerá o último Workshops de Escrita Criativa fundamentado na Psicologia da Criatividade em São Carlos.

Serão 4h de encontro com muita prática em um local agradável e com um delicioso cafezinho =)

Vamos juntas!

Referências