Por que a criatividade é importante para as mães empreendedoras

Criatividade e empreendedorismo andam de mãos dadas. Ser mãe e ser criativa… também! Entenda por que essa habilidade é muito importante a criatividade para as mães empreendedoras.

Quem acompanha o blog já sabe que sou mãe da Sofia, que nasceu em 2017. Então hoje posso dizer que sou mãe empreendedora há quase dois anos e meio.

Por que a criatividade é importante para as mães empreendedoras: Sofia e Jony
Sofia (2 meses e meio) tirando um cochilo com o irmãozinho peludo Jony enquanto eu trabalhava um pouco.

Uma coisa que descobri convivendo com outras mães empreendedoras, em especial por meio do Grupo M.Ã.E (leia mais sobre isso aqui), é que temos algumas características e dificuldades em comum.

E parte do que nos caracteriza é que…

Toda mãe é criativa

Eu acredito 100% nessa afirmação! Mesmo que muitas vezes não nos sintamos assim. A gente se acha menos criativa do que de fato é porque acredita que criatividade é um dom divino, fruto de uma inspiração genial.

Mas o que a ciência mostra é que criatividade não é um dom. E que comportamento criativo é a forma que fazemos algo, a originalidade é apenas um componente disso.

Se você quiser saber mais, tem um post que eu falo mais sobre a autoconfiança para ser mais criativa com base na ciência.

Eu li num artigo que um cientista chamado Newell e seus colegas definiram em 1963 quatro critérios que tornam uma solução criativa:

• A solução é nova e útil, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade;

• A solução requer que sejam rejeitadas idéias previamente aceitas;

• A solução resulta de intensa motivação e persistência;

• A solução é obtida a partir do esclarecimento de um problema que era inicialmente vago.

Citação de Ronnie F. de Brito e colaboradores (2009)

Portanto, quando fazemos algo novo, unindo nossos conhecimentos com nossas habilidades de forma inusitada, naqueles improvisos do cotidiano, estamos sendo criativas!

Então, que mãe não faz isso pelo menos uma ou duas vezes ao dia? A gente se adapta, se reinventa, de uma forma que funcione e que nunca fomos ensinadas a fazer!

Assim, esse é o motivo pelo qual digo que coisas construídas no cotidiano mesmo sem inspiração podem ser criativas.

Porém, quando o foco é resolver problemas é mais difícil ter insights, acender a lampadinha, do que para produzir uma obra artística. Mas isso não significa que não somos criativas!

E o que ser mãe e ser empreendedora têm em comum no que tange à criatividade?

Quando empreendemos também precisamos resolver problemas criativamente, definir cursos de ação, criar nosso diferencial.

Só assim podemos conquistar destaque num mercado de trabalho competitivo, onde tem muita gente fazendo de tudo. Ter nossa identidade e ao mesmo tempo agradar o nosso público é essencial para o sucesso.

Portanto, para sermos capazes de nos destacar no que fazemos, precisamos inovar nas características do que oferecemos e na experiência proporcionada a quem compra de nós.

Por que a criatividade é importante para as mães empreendedoras: inovação

Essa inovação tem na criatividade a base para funcionar. Eu já falei sobre alguns empreendimentos maternos inovadores aqui no blog, você pode ler sobre eles para entender um pouco melhor o espírito da coisa.

Isso fica claro quando paramos para pensar que para empreender de forma inovadora nós:

  • unimos coisas diferentes que sabemos fazer
  • buscamos aprimorar nossos conhecimentos
  • mesclamos conhecimentos e habilidades com uma função específica
  • sem termos sido treinadas diretamente para resolver a situação
  • e de uma forma que não foi feita antes.

“Ué, Gabi, mas essa lista é muito parecida com as coisas que você falou que fazemos como mães no cotidiano!”

Exatamente!

Assim, tanto para maternar quanto para empreender estamos o tempo inteiro resolvendo problema de forma criativa. Recolhemos o melhor dos nossos recursos, conhecimentos e criamos para solucionar!

Nem tudo são flores…

Mas é claro que existem dificuldades que atrapalham para a criatividade fluir como mães empreendedoras. Sobre isso vou falar mais num próximo post, fiquem de olho.

Por que a criatividade é importante para as mães empreendedoras: Sofia no sling
Sofia no sling comigo, 1 mês e pouquinho <3

Enquanto isso, me contem, quais são suas dificuldades para criar e inovar como mãe empreendedora? O que atrapalha seu processo criativo?

Fala que eu te escuto!

Referências